Com o final do ano se aproximando, é o momento de revisar suas atitudes até agora e definir o que você deseja fazer no ano seguinte. E o planejamento financeiro 2021 é muito importante para que você possa alcançar seus objetivos, quaisquer que eles sejam.
Ter um bom plano de finanças para o ano é indispensável em qualquer lugar, seja na vida pessoal, na empresa ou no orçamento familiar. Agir sem se planejar de acordo quase sempre leva a dívidas inesperadas, gastos extras e mais problemas do tipo. Não é necessário se planejar para absolutamente todas as contingências, mas ainda é importante tomar certos cuidados.
Para te ajudar com isso, separamos aqui 5 dicas simples, mas muito efetivas, para você fazer o seu planejamento financeiro 2021 e obter excelentes resultados. Confira:
1. Avalie suas finanças atuais
O primeiro passo em qualquer planejamento é entender quais são seus recursos e seus desafios. Sendo assim, a primeira coisa que você precisa fazer é avaliar como estão suas finanças no momento, incluindo suas fontes de renda, reservas e possíveis dívidas. Estes números vão orientar todas as suas outras decisões.
Mas não seja generalista nessas medidas. É importante ter tudo na ponta do lápis, até os centavos. Isso reduz bastante a margem de erro dos seus planos para o futuro.
2. Estabeleça metas realistas
Falando em planos, agora é hora de estabelecer suas metas financeiras para o ano seguinte. Podem ser metas de economia, acumular dinheiro para um investimento ou aumentar sua renda. Tudo depende do que você deseja alcançar em 2021.
Claro, estas metas precisam ser claras e realistas. Não adianta colocar na lista algo como “ficar milionário”. Dificilmente você conseguirá alcançar isso em apenas um ano. Além disso, elas também precisam ser claras. Ter números precisos te ajuda a traçar planos melhores e a saber quando realmente alcançou suas metas.
3. Defina um prazo
O objetivo é apenas metade da equação. Agora você precisa de um tempo limite para completá-lo. Deixar metas em aberto por muito tempo quase sempre leva a procrastinação, erros e até mesmo a desistência. Em outros casos, isso faz com que você fique ad infinitum perseguindo uma meta impossível ao invés de mudá-la. Estabelecer um tempo é uma forma de facilitar seu foco e de criar um limite.
4. Monte um passo a passo para alcançar seu objetivo
Com todo o resto em mãos, é hora de criar um plano de ação, o qual deve conter todos os passos que levam até o seu objetivo. O ideal é que eles sejam bem claros e detalhados, funcionado como metas menores. Isso significa que eles também precisam de um prazo para serem cumpridos.
5. Inclua algumas economias em seus planos
Por fim, mas não menos importante, não deixe de incluir um fundo de reserva nos seus planos. O ideal é que você poupe ao menos 10% do que ganha para emergências. Assim, mesmo que seu plano não dê certo, você ainda terá recursos com os quais trabalhar.
Agora que você tem essas dicas, é hora de começar seu planejamento financeiro 2021. E se precisar de ajuda, a Plannin está aqui para te ajuda com a alinhar suas finanças e alcançar suas metas. Entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar.