Ter dinheiro é ter independência financeira?

Ter dinheiro é ter independência financeira?

Para muitas pessoas, especialmente os mais jovens, ter um salário e contas pagas é visto como um sinônimo de independência financeira. Mas, se você perguntar a alguém mais experiente e informado na área, verá que ter dinheiro raramente é o suficiente para garantir esse grau de liberdade.

Primeiramente antes de conseguir alcançar a sua independência financeira, você precisa entender o que ela representa e qual o caminho que você deve seguir até lá. Para te ajudar com isso, vamos falar um pouco mais sobre este conceito e o que você pode fazer para atingi-lo. Acompanhe.

O que é “independência financeira”?

De forma geral, você pode se considerar financeiramente independente quando não precisa contar com ninguém para manter o seu estilo de vida desejado. Isso inclui seus pais, empregadores e a boa vontade de terceiros.

Mesmo que você tenha um bom cargo em uma grande empresa ou seja dono do seu próprio negócio, você ainda precisa de outras pessoas para se sustentar diretamente. Porém, quando você chega ao ponto em que apenas a renda passiva de seus investimentos supera seus gastos, então você não terá mais dependência alguma.

Na prática, não é absolutamente necessário atingir esse tipo de independência. Porém, você certamente tem várias vantagens atreladas. Não depender de salário te dá liberdade para focar em outras coisas que você deseja fazer, sejam elas hobbies, outras formações, etc. Além disso, uma vez conquistada, é mais fácil garantir a segurança da sua família.

6 passos para conquistar sua independência financeira

Depois de entender o conceito, é hora de começar a colocá-lo em prática. Veja aqui 6 passos para que vão te ajudar a alcançar sua independência financeira:

Faça o controle de suas finanças

Primeiro, coloque tudo na ponta do lápis. Saiba quanto você ganha, quanto você gasta, de onde vem esse dinheiro e para onde ele vai. Isso te dará uma base para um planejamento de prazo mais longo.

Elimine gastos desnecessários e dívidas para ajudar na independência financeira

Todo orçamento inclui algumas despesas sem sentido em algum momento. A assinatura de um serviço que você não usa, algum aparelho eletrônico que consome muita energia, etc. Considere cortar alguns destes itens para deixar seu orçamento mais leve.

Monte uma reserva de emergência

Via de regra, o ideal é poupar ao menos 10% do seu dinheiro para emergências. Dessa forma, mesmo que você sofra um acidente perca o emprego, poderá manter-se bem e confortável por algum tempo.

Aplique seu dinheiro em renda fixa

Fundos de renda fixa possuem alta segurança e podem oferecer bom retorno a longo prazo. Por isso são o ideal para que você comece a construir sua independência financeira.

Estude formas de diversificar e aumentar sua renda 

Se você depende de uma única fonte de renda e desaparece, você perderá boa parte do seu sustento. Por isso, o recomendado é ter mais de uma forma de se manter, seja com outros trabalhos, projetos pessoais, fundo de emergência ou rendimento de seus investimentos.

Considere contratar um seguro para obter independência financeira

Seguros são serviços que cobram despesas repentinas, como acidentes e doenças. Eles são muito úteis para seu planejamento financeiro, pois você troca um grande gasto emergencial por um valor fixo e previsível a cada mês.

Além disso, um planejamento financeiro também é necessário para quem almeja a independência financeira, afinal, saber de que forma usar o seu dinheiro é um grande passo para essa conquista.

Quer dar mais alguns passos para alcançar sua independência financeira? Então entre em contato conosco e conheça seu seguro ideal.

Conte pra nós sua opinião

Descubra seu seguro ideal

O seguro ideal é aquele que atende as suas necessidades. Seja para saúde, família, carreira ou patrimônio. Clique abaixo e nós vamos te ajudar a descobrir.

Receba mais conteúdos sobre seguros e educação financeira.