Desde o início do ano, a explosão do número de casos de COVID-19 em todo mundo levou vários profissionais a repensarem suas estratégias e suas carreiras. Especialmente os profissionais da área médica, os quais não só têm papel muito importante neste período como também são um dos grupos que mais se expõem a riscos para executar estes serviços essenciais.Uma questão bem comum que se impõe durante este período, por exemplo, é a da responsabilidade civil.
Esse é um tema que faz parte do dia a dia de muitos profissionais de medicina e da área da saúde em geral. E ela traz tanto uma questão ética quanto prática, já que afeta a forma como você conduz sua carreira neste período. E para te ajudar a entender um pouco melhor o assunto e como a responsabilidade civil afeta seu trabalho durante a pandemia, vamos explicar melhor o que ela significa e como você se encaixa neste cenário. Acompanhe.
O que é “responsabilidade civil” ?
Do ponto de vista, o termo “responsabilidade civil” se refere à obrigação que um indivíduo tem de reparar danos causados a terceiros por causa de suas ações. É o caso, por exemplo, de alguém ter que pagar reparações a alguém depois de provocar um acidente de trânsito, cobrindo a manutenção do veículo e/ou tratamentos médicos.
No caso dos profissionais da saúde, essa responsabilidade também se estende ao cumprimento de obrigações contratuais e profissionais. Isso significa, por exemplo, que um médico tem a obrigação de dar continuidade a tratamentos que foram iniciados antes da pandemia, ou que possuem fortes implicações para os pacientes.
O papel do médico no período de pandemia, e a responsabilidade civil
Como você já deve ter notado, os profissionais de medicina possuem ainda mais peso durante a pandemia de COVID-19, muitos deles sendo responsável por exames e tratamentos para combater a doença. E, tendo em vista o código de Bioética, esta tarefa passa a ser uma obrigação para muitos profissionais.
Por outro lado, isso também coloca em questão a importância da prevenção. Afinal, o médico está mais exposto à doença ao longo do dia, o colocando automaticamente em uma posição de risco. Sem mencionar que, devido ao excesso de demanda, pode haver redução de outros atendimentos.
Mantendo o atendimento ao público
Uma questão importante em relação à responsabilidade civil do médico é com relação à continuidade de tratamentos e realização de atendimentos. Afinal, algumas pessoas ainda precisam de consultas, tanto para problemas relacionados à pandemia quando outros.
Considerando os riscos envolvidos, o ideal é que você restrinja os atendimentos, adiando consultas menos urgentes a pessoas em grupos de risco sempre que possível. Mantenha apenas as consultas que forem absolutamente necessárias, sempre desinfetando o consultório e evitando aglomerações na sala de espera.
Educando a população e evitando danos
Outra tarefa para a qual os profissionais de medicina estão melhor equipados é a de educar bem a população. Mais especificamente, seus pacientes. Orientar as pessoas com relação ao uso correto de máscaras em lugares públicos, melhores práticas para desinfetar superfícies, higiene pessoal, etc. Esta é uma tarefa importante para fazer reduzir a propagação do vírus, sendo um ponto principal na sua responsabilidade civil.
Quer continuar recebendo mais orientações para sua carreira em medicina? Então fique por dentro dos conteúdos semanais que são postados aqui no Blog. Também se tiver interesse se aprofunde em nosso seguro de responsabilidade civil, você não vai se arrepender.
Faça uma simulação do seguro ideal para você, algum membro da família, ou parente.