Previdência privada ou pública? Entenda as diferenças

Previdência privada ou pública? Entenda as diferenças

Depois de passar vários anos trabalhando, o objetivo de muitas pessoas é conseguir a própria aposentadoria, recebendo de volta um valor acumulado ao longo dos anos e garantindo um estilo de vida confortável durante a velhice. Porém, quando chega o momento de fazer esses planos, muitos não sabem escolher a previdência privada ou pública. E um dos motivos para isso é justamente não saberem quais são as diferenças entre elas.

É possível ter as duas, mas, em geral, apenas uma é necessária. Sem falar que, a longo prazo, isso gera mais despesas mensais. Contudo, independente de qual seja seu caso você pode fazer a melhor escolha depois de conhecer estas duas possibilidades mais a fundo.

Para te ajudar com isso, vamos explicar as principais diferenças entre os dois e falar sobre suas vantagens e desvantagens. Acompanhe.

Como funciona a previdência privada?

Eventualmente, a previdência é um serviço onde você paga um valor mensal ao longo de sua vida, o qual é resgatado quando você se aposenta. Nesse momento, você o recebe parcelado e o usa para cobrir usas despesas mensais.

Na previdência privada, você coloca seu dinheiro em uma instituição financeira, a qual faz a administração do valor. Portanto (dependendo do seu plano de previdência), esse dinheiro é aplicado em fundos de investimento, fazendo com que seu total aumente ao longo dos anos.

Ao adotar uma previdência privada, também é necessário escolher a sua modalidade:

– PGBL: o imposto incide sobre o valor total no momento do resgate;
– VGBL: impostos cobrados sobre os rendimentos no momento do resgate;
-Tributação Regressiva: a alíquota de IR é reduzida ao longo dos anos;
-Tributação Progressiva: há um valor máximo de isenção, a partir do qual é cobrada uma alíquota.

Como funciona a previdência pública?

O sistema usado na previdência pública é bem similar, preenchendo a mesma função. A diferença é que o valor é cobrado pelo governo e o valor recebido é uma média de 80% dos maiores salários recebidos pelo contribuinte.

Nesse sentido, para poder obter sua aposentadoria integral, é necessário atingir uma idade mínima e contribuir por um período mínimo. Se aposentar antes disso, faz com que o valor recebido seja menor.

Vale a pena investir em previdência privada?

Considerando as dúvidas que esta opção impõe, muitos tendem a considerar apenas a previdência pública, que é obrigatória para quem trabalha com a CLT. Entretanto, a previdência privada também apresenta suas vantagens. Algumas das mais importantes são:

Menos impostos

O cálculo de cobrança de imposto na previdência privada tende a ser reduzido, o que economiza suas despesas a cada mês e contribui com o aumento do seu resgate.

Segurança de retorno

Devido a instabilidades econômicas, muitas pessoas acabam tendo dificuldade para obter o valor integral da previdência, especialmente com mudanças nas leis trabalhistas. Dessa maneira a previdência privada tende a ser mais estável diante de tais problemas.

Possibilidade de rendimento

Como já mencionamos, o valor que fica com a administradora pode ser aplicado em fundos de investimento, assim aumentando o seu resgate total a longo prazo. Decerto que esta é uma ótima opção para maximizar sua aposentadoria.

Caso você ainda seja um jovem que está apenas iniciando a sua carreira, seja ela qual for, aconselhamos você a já ir pensando em qual previdência escolher. Enquanto esse momento não vem é melhor pensar em um Planejamento financeiro individual ou Planejamento financeiro familiar. Nada melhor do que se planejar pensando não só no seu futuro, mas de todos que estão ao seu redor.

Quer aprender mais sobre previdência privada e descobrir como fazer o melhor plano para você? Então entre em contato conosco e descubra mais dos nossos serviços.

Conte pra nós sua opinião

Descubra seu seguro ideal

O seguro ideal é aquele que atende as suas necessidades. Seja para saúde, família, carreira ou patrimônio. Clique abaixo e nós vamos te ajudar a descobrir.

Receba mais conteúdos sobre seguros e educação financeira.