O conceito de independência financeira pode ser um pouco mais confuso do que aparenta. A maioria das pessoas imagina que ser financeiramente independente é o mesmo que poder gastar quanto quiser. E, de fato, você terá mais liberdade nesse ponto, mas há outras coisas envolvidas. Por exemplo, não ser totalmente dependente de apenas uma fonte de renda.
Esses detalhes são o que torna tão difícil para alguns alcançar esse ponto. Porém, com a orientação certa, esse caminho pode ser bem mais fácil. Na verdade, é possível atingir esta meta em 5 anos, se você tiver bastante disciplina.
Para te ajudar a entender melhor o assunto, separamos aqui 5 passos importantes para alcançar a independência financeira em 5 anos. Confira:
1. Equilibre seu orçamento
Primeiramente, você precisa sair do ponto em que suas despesas são cobertas por outras pessoas ou por empréstimos. Afinal, não é possível alcançar nenhum tipo de independência se você continuar dependendo da disposição de outras pessoas. O foco aqui não é assumir todas as responsabilidades de uma vez, mas ficar ao menos no “zero a zero”, onde você é capaz de cobrir suas despesas mensais sem contrair novas dívidas.
2. Busque renda estável
Depois que você conseguiu evitar sua dependência completa, o próximo estágio é consolidar sua renda, de forma que você tenha maior garantia para o futuro. Isso pode vir através de um emprego com carteira assinar ou de um empreendimento que apresenta renda mais estável. O importante aqui é transformar aquele “zero a zero” e “um a zero”, ou seja, um cenário em que você tem um pequeno excedente.
3. Quite suas dívidas
Antes de prosseguir para sua independência financeira, é necessário eliminar quaisquer dívidas que você tenha pendentes. É verdade que você pode começar a aumentar sua renda e poupar desde já, mas dívidas em aberto acumulam juros, o que prejudica bastante seu orçamento a longo prazo. É melhor se livrar logo desse problema do que ter que lidar com suas complicações daqui a alguns meses.
4. Crie um fundo de reserva
Então, com suas dívidas já encerradas, a sua próxima prioridade deve ser montar um fundo de reserva, poupando ao menos 10% do seu dinheiro todo mês. A ideia aqui é que, independente de sua renda, se você não tiver alguns recursos guardados, continuará dependendo dela para se manter. Nesse cenário, caso você queira mudar de carreira ou começar um empreendimento, será bem mais difícil arcar com os riscos.
5. Faça investimentos
Você já tem uma renda estável, não possui dívidas e conseguiu juntar algum dinheiro em sua reserva. Então, tudo que falta é ampliar suas fontes de renda através de investimentos, seja em renda fixa ou variável. Isso te dá muito mais flexibilidade na hora de planejar seu orçamento e tomar suas decisões, pois significa que você terá uma margem de segurança bem maior caso sua principal renda seja reduzida ou perdida.
Com essas dicas, você já está pronto para desenvolver a sua independência financeira em até 5 anos. E se quiser mais alguma ajuda para seu planejamento financeiro, entre em contato com a Plannin e veja como podemos te auxiliar.