Falando sobre Planejamento Financeiro
Primeiramente para conseguir alcançar seus sonhos, é fundamental fazer um bom planejamento financeiro. Mesmo pessoas que têm uma excelente renda devem saber como aplicar seus recursos se quiserem manter um padrão de vida estável, conseguir a melhor aposentadoria e, claro, proporcionar ainda mais segurança financeira para você e sua família em caso de emergência.
Os 4 Pilares do Planejamento Financeiro
O trabalho da Plannin é ajudar sempre utilizando o plano específico pra você, além disso estamos sempre orientando a melhor forma de se projetar e de proteger seus recursos. Para isso, utilizamos 4 pilares, os quais devem auxiliar suas principais decisões financeiras e garantir melhores resultados ao longo dos anos.
Alguns desses pilares também são interpretados em uma pirâmide de planejamento financeiro, com uma base e vários andares. A ilustração é meio diferente, mas o significado ainda é praticamente o mesmo.
Para te mostrar como fazemos este trabalho e quais são as bases de nossas orientações, vamos nos aprofundar mais sobre esses pilares (ou degraus) e como eles são organizados.
Renda
Esse é o primeiro pilar do planejamento financeiro e a base onde todos os outros andares são construídos. Ela é que determina seu poder aquisitivo, suas limitações e sua capacidade de sustentar um planejamento financeiro a longo prazo, ou seja sem renda você não pode dar seguimento aos demais degraus da pirâmide.
Naturalmente, seu primeiro objetivo deve focar em construir uma renda saudável e bem equilibrada em relação às suas despesas. A partir do momento que sua conta está no positivo e com alguma estabilidade, você poderá começar a dar os próximos passos.
Gerenciamento de Risco
O primeiro andar da pirâmide, segundo pilar do planejamento financeiro e também um dos mais esquecidos por muitas pessoas. Riscos são praticamente inevitáveis, não importa o quanto você tente se proteger. Acidentes, gastos extras, entre outras coisas que te afastam dos seus objetivos, podem acontecer sem aviso.
Porém, você ainda pode conseguir outras saídas para minimizar seu impacto e se precaver contra os mais graves. Afinal, com os investimentos certos, você consegue proteger sua renda e seu patrimônio, mesmo diante de alguma emergência.
Acumulação
Desde já, com uma renda estabelecida, e um planejamento para protegê-la, você pode pensar no terceiro pilar: a acumulação de patrimônio. Ou seja, é momento de pensar em um investimento e como ele te ajuda a alcançar seu objetivo.
O mais importante aqui é saber qual investimento melhor se encaixa às suas metas. Longo ou curto prazo, nível de rentabilidade esperado, entre outras coisas devem ser levadas em conta nesta decisão, contudo, não esqueça de investir em algo que seja do seu conhecimento, caso contrário você pode acabar se prejudicando ao entrar em um ramo no qual você jamais teve algum tipo de contato.
Conquista
A princípio, uma boa avaliação dos seus riscos e um planejamento adequado para lidar com eles, é aí que você avança para o quarto andar/pilar do planejamento financeiro a conquista de objetivos. É nesse ponto que você começa a criar um patrimônio consolidado.
Dentro deste passo, também estão inclusos a criação de uma renda mais segura e resistente a crises, além de várias mudanças de hábitos financeiros. Dependendo de qual é seu objetivo final, você precisa começar a investir nessas mudanças o mais cedo possível.
Agora que você conhece melhor os pilares para o planejamento financeiro Plannin, é hora de começar a usá-los para alcançar seus objetivos!
E se você quiser proteção para fazer essa caminhada, entre em contato com a conosco e descubra o seguro ideal para te ajudar a gerenciar seus riscos.
Caso tenha interesse em se aprofundar ainda mais no assunto veja nosso conteúdo anterior no qual falamos sobre Finanças Pessoais.