Primeiramente, garantir a segurança financeira de sua família é uma tarefa muito importante, não apenas para o próximo mês como também para muito depois disso. Porém, ainda há muitas pessoas que não pensam muito na proteção financeira familiar e podem ter dificuldades para manter tudo equilibrado daqui a alguns anos.
Para conseguir alcançar alguma estabilidade e estendê-la à sua família, você vai precisar de um bom planejamento familiar. Independentemente de qual seja sua renda mensal, ter a cooperação dos outros membros e saber como aplicar seus recursos corretamente é indispensável.
E para te ajudar com esta tarefa, vamos falar um pouco mais sobre a importância desse planejamento e quais opções você tem para garantir a proteção financeira familiar. Acompanhe.
Qual é a importância de ter um planejamento, e a Proteção financeira familiar?
Planejar um orçamento é útil para manter as contas equilibradas, mas não tanto para conseguir alguma garantia a longo prazo. Por isso o seu planejamento financeiro familiar é tão importante.
Alguns pontos nos quais ele contribui são:
Estabelecer metas para a Proteção financeira familiar
Ter um objetivo, seja viajar, ter uma boa reserva para emergências ou dar entrada na casa própria, é sempre útil para orientar suas decisões. Através desse planejamento, você e sua família podem definir quais são seus objetivos e quais são os passos que precisam ser dados até que eles sejam alcançados, contudo é preciso calma e cautela antes de dar o primeiro passo, analisar tudo é sempre um bom remédio para prevenção de futuras dores de cabeça.
Garantir o sustento da família
Em essência, a proteção financeira familiar busca assegurar que todos os membros da família mantenham um bom padrão de vida, independente de circunstâncias externas. Se o seu planejamento for feito corretamente, é possível manter uma boa moradia, alimentação, educação, acesso a serviços e bom conforto.
Permitir projetos de longo prazo
Por fim, mas não menos importante, uma boa proteção financeira familiar também permite que você assuma riscos, investindo em projetos pessoais e outros objetivos pessoais de longo prazo. Contudo, se não houver garantias, então suas opções serão mais limitadas.
Quais são as opções para garantir a Proteção financeira familiar?
Se você quer oferecer mais segurança financeira para sua família, existem algumas opções à sua disposição. Confira:
Seguro
É a opção mais comum. Com um seguro de vida, por exemplo, o cliente pode garantir uma renda mensal razoável para seus dependentes, mesmo que venha a falecer. É uma opção bem tradicional, mas que ainda apresenta diversas vantagens em relação à segurança.
Investimentos
Além do seguro, você também pode buscar opções de investimento, as quais podem gerar mais renda, te ajudar a construir patrimônio e/ou criar uma reserva. Para isso, você vai precisar de mais conhecimento na área ou ajuda profissional, além de ter seus objetivos bem definidos.
Blindagem patrimonial
Se você tem uma empresa e possui sócios, então esta é uma boa opção. Aqui, você deixa uma companhia terceirizada como gestora do patrimônio, impedindo que ele seja confiscado caso um dos sócios se envolva em uma disputa jurídica ou contraia uma dívida.
Agora que você entende melhor a importância do seu planejamento para a proteção financeira familiar, é hora de começar a fazer a sua parte. Caso ainda não esteja firme sobre este assunto você pode ir mais afundo aprendendo um pouco mais sobre Planejamento Financeiro, assim você saberá exatamente como dar os primeiros passos para garantir sua Proteção financeira familiar. Descubra o seguro ideal para suas necessidades, mas não esqueça de traçar um planejamento financeiro antes. Entre em contato conosco para mais informações !!