Pessoas com doenças preexistentes podem fazer seguro?

Pessoas com doenças preexistentes podem fazer seguro?

Para muitas pessoas, contratar um seguro de saúde não é a primeira coisa que vem à mente. Isso até que ela desenvolva uma doença e precise de um tratamento prolongado. Nesse caso, o seguro passa a ser uma necessidade. Porém, ainda existem alguns inconvenientes e dúvidas a respeito. Por exemplo, o que acontece quando você possui quaisquer doenças preexistentes que precisam de tratamento e só depois consegue assinar o plano?

Algumas pessoas acham que simplesmente não conseguem acesso à cobertura que precisam, ou que é necessário esperar meses por causa do período de carência. E, em alguns casos, pensa-se que a seguradora pode até recusar oferecer o contrato a alguém que já possua doenças preexistentes. Mas não é bem assim que isso funciona.

Para te ajudar a entender um pouco melhor o assunto e escolher o seguro de saúde adequado, vamos falar um pouco mais sobre sua contratação para pessoas com doenças preexistentes e como elas podem fazer seguro. Acompanhe.

Por que algumas pessoas acreditam que não podem fazer o seguro tendo doenças preexistentes?

Até um tempo atrás, era comum algumas das empresas de seguro se recusarem a prestar certos serviços a clientes que apresentavam uma perda imediata ou um risco muito elevado. Sendo assim, alguém que possui uma doença preexistente poderia fechar um contrato, terminar o tratamento e depois encerrá-lo, deixando o negócio no prejuízo.

Porém, essa prática também é um risco grave para os pacientes, que precisam do seguro para arcar com as despesas médicas. Sendo assim, foi instituída uma lei para que as seguradoras não possam recusar contratos por essa razão.

Sendo assim, sim, uma pessoa com qualquer doença preexistente pode fazer a contratação de um seguro e obter tratamento adequado. A questão é conseguir o contrato certo, levando em conta o tempo de carência.

O que é a Cobertura Parcial Temporária?

Como o nome já diz, a Cobertura Parcial Temporária, também chamada de CPT, é uma restrição no total de serviços que a seguradora provêm ao seu cliente. Diante da lei, as seguradoras podem impor um tempo de carência de até 24 meses para determinados serviços, sendo importante estar ciente desse prazo antes da contratação.

Por que ela existe?

O objetivo desse período de espera é dar à seguradora alguma forma de minimizar riscos, pois contratos mais curtos implicam em serviços de menor custo. Mas também é possível contornar a CPT com base em acordos e ofertas diferentes. Afinal, uma boa seguradora sempre possui opções adequadas a cada cliente.

Como lidar com doenças preexistentes na contratação do seguro?

Para fazer a contratação de um seguro, é necessário enviar documentos e atestados, incluindo uma declaração de doenças preexistentes. Dessa forma, a seguradora sabe qual é o tipo de demanda que pode ser esperada. É muito importante preencher essa documentação corretamente, sem fraudes, pois ela será usada como referência para a elaboração de contratos e várias cláusulas importantes para suas coberturas.

Com essas informações, você já entende um pouco melhor como as doenças preexistentes impactam a contratação de um seguro. Se você escolher a empresa certa, não terá problemas com isso.

Quer conhecer uma opção agora? Clique no link e conheça o seu seguro ideal. Quer ficar sempre informado sobre este e outros assuntos sobre seguro? Continue acompanhando nossos conteúdos do Blog Plannin.

Conte pra nós sua opinião

Descubra seu seguro ideal

O seguro ideal é aquele que atende as suas necessidades. Seja para saúde, família, carreira ou patrimônio. Clique abaixo e nós vamos te ajudar a descobrir.

Receba mais conteúdos sobre seguros e educação financeira.