Entenda como funciona a previdência privada

como funciona a previdência privada

A aposentadoria é um período de grande mudança para qualquer pessoa. Chegar ao ponto em que você já trabalhou bastante e terá tempo para se dedicar a outras coisas é muito gratificante. Porém, para aproveitar este benefício, você deve começar a se planejar o quanto antes, especialmente com todas as falhas e riscos envolvidos na previdência social.

Se você quer mais segurança para sua aposentadoria, então o mais recomendado é que você invista em uma previdência privada. Mesmo que alguns ainda não tenham muita confiança nela ou achem que é um benefício exclusivo para pessoas muito ricas, a verdade é que, com um pouco de planejamento, ela pode contribuir bastante com sua vida na terceira idade.

Quer entender melhor o assunto? Então acompanhe e descubra como funciona a previdência privada.

O que é a previdência privada?

De forma simples, a previdência é a sua aposentadoria, um plano que você faz para economizar e, durante a velhice, resgatar mensalmente uma parte desse valor, garantindo assim um orçamento estável para manter seu padrão de vida. Uma previdência privada nada mais é do que um serviço privado oferecido para alcançar este fim.

É uma alternativa à previdência social, que é o serviço público de aposentadoria. Sempre que alguém recebe um salário com carteira assinada ou exerce atividade como MEI ou empreendedor, pode pagar o INSS para depois receber sua aposentadoria. Porém, esse processo apresenta outras complicações, as quais podem ser evitadas com a alternativa privada.

Quais são os tipos de previdência privada?

Existem dois tipos de previdência privada pelos quais você pode optar:

1. Pagamento Gerador de Benefício Livre (PGBL)

O PGBL oferece ao cliente um adicional à sua aposentadoria, funcionando como um complemento de sua renda. Uma de suas maiores vantagens é a possibilidade de dedução das parcelas do Imposto de Renda, desde que elas não sejam superiores a 12% da sua renda bruta anual. Porém, o imposto cobrado posteriormente incide sobre todo o montante acumulado, incluindo rendimentos.

2. Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL)

No caso do VGBL, você terá uma espécie de seguro para suas aplicações de previdência. Não há o mesmo benefício de deduzir o valor as parcelas do Imposto de Renda, mas o imposto cobrado posteriormente só incide sobre os rendimentos das aplicações. Dessa forma, você pode acabar pagando menos a longo prazo.

Quais as vantagens da previdência privada?

1. Tempo de contribuição

Para obter sua renda integral na aposentadoria social, é necessário contribuir com um valor elevado por várias décadas, além de haver idade mínima para aposentadoria. A previdência privada quase sempre oferece planos com prazo mais curto ou flexível.

2. Complemento da renda

É sempre bom lembrar que a previdência social e a privada não são mutuamente excludentes. Você pode optar por ambas ao longo de sua vida e conseguir uma renda final mais alta.

3. Possibilidade de rendimento

O dinheiro da sua previdência privada é aplicado em fundos de rendimento, os quais aceleram seu acúmulo. Isso significa que, a longo prazo, você terá um rendimento melhor para sua aposentadoria.

Ficou interessado depois de descobrir mais sobre como funciona a previdência privada? Então entre em contato com a Plannin Seguros e veja como podemos te auxiliar.

Conte pra nós sua opinião

Descubra seu seguro ideal

O seguro ideal é aquele que atende as suas necessidades. Seja para saúde, família, carreira ou patrimônio. Clique abaixo e nós vamos te ajudar a descobrir.

Receba mais conteúdos sobre seguros e educação financeira.