Aprender a lidar melhor com seu dinheiro é um passo importante para alcançar seus objetivos e manter sua estabilidade. Portanto, mesmo que você possua uma renda bem elevada, ainda vai precisar utilizar seus recursos de forma inteligente, ou eles vão acabar rapidamente. Para isso serve o seu Planejamento Financeiro.
Além de pensar em seus gastos cotidianos, um bom planejamento também te ajuda a alcançar certos objetivos maiores, como a aquisição de uma casa, montar o próprio negócio ou mesmo sua aposentadoria. No entanto, pode ser um pouco difícil montar esse plano e segui-lo no começo. Porém, com um pouco de persistência, você verá como isso beneficia suas finanças.
Por isso, para te ajudar a entender melhor o assunto, vamos falar um pouco mais sobre a importância do planejamento financeiro e dar algumas dicas de como montar o seu. Acompanhe.
Por que o planejamento financeiro é importante?
1. Evitar acumular dívidas
Como já mencionamos, ter uma renda alta não faz muita diferença se você não sabe como usar seus recursos. Quem gasta mais do que tem sempre acaba com uma dívida em algum momento. Por isso, fazer um plano financeiro, por mais simples que seja, já te ajuda a evitar boa parte desse problema.
2. Se planejar para o futuro
À princípio, ninguém sabe exatamente o que o dia de amanhã trará. Por esse motivo é importante ter algumas formas de se prevenir contra imprevistos, incluindo perda de renda e acidentes. Logo, é com esse planejamento que você constrói a margem de segurança que precisa.
3. Alcançar metas específicas
Por fim, mas não menos importante, esse planejamento também é muito útil se você quer alcançar uma meta específica. Mesmo algo simples, como trocar um sofá, exige algum planejamento.
Passo a passo para fazer um bom planejamento financeiro
1. Tome nota dos seus ganhos e despesas
A princípio, você precisa saber quais são seus recursos disponíveis. Ou seja, você deve anotar seus principais ganhos e despesas. Considere também o quão estáveis eles são. Uma renda inconsistente exige que você tenha uma margem de erro maior. Já as despesas serão a base para seu planejamento.
2. Elimine gastos desnecessários
O próximo passo é remover gastos que você não precisa ter. Por exemplo, assinaturas que você não usa, compras mais caras que o necessário, etc. Você vai ficar surpreso com o quanto isso interfere em seu orçamento.
3. Faça projeções para o futuro
Em seguida, com uma ideia melhor de quando você ganha e gasta, o quanto você espera que esses números se mantenham para o futuro? Espera ganhar mais no futuro, manter a renda, mudar seus gastos? Isso informa várias decisões que você toma hoje.
4. Defina suas metas
A melhor forma de guiar qualquer planejamento financeiro é ter um objetivo claro. Pode ser algo simples, como criar um fundo de emergência ou algo mais robusto, como montar uma empresa. Mais uma vez, essas metas são o que informa suas decisões atuais.
5. Acompanhe e revise seu progresso
Todo plano está sujeito a mudanças em algum momento. Portanto, se você não está progredindo como esperava em direção à sua meta, então o melhor é fazer uma análise e mudar parte do seu planejamento para se ajustar ao novo contexto.
Quer continuar recebendo mais dicas para melhorar seu planejamento financeiro? Então fale conosco que nós podemos te ajudar.