A contratação de um plano de saúde é um passo importante para garantir a maior seguridade de uma pessoa. Depois que você contrata um plano para você e sua família, pode ficar bem mais tranquilo, especialmente quando há alguém com uma condição de saúde mais precária. Porém, há um fator que nem todos levam em conta nessa escolha: o período de carência no plano de saúde.
Mesmo para aqueles que não possuem nenhuma urgência com relação a nenhum tratamento médico em particular, ainda é importante encontrar a empresa que provê o melhor serviço possível. E isso inclui ter um período de carência mais adequado à sua situação e ao valor cobrado.
Por isso para te ajudar a entender melhor o assunto, vamos falar um pouco sobre o que é o período de carência e quais são os tipos de carência às quais um plano pode estar sujeito. Assim não ficará nenhuma dúvida na hora de você aderir ao plano de saúde.
O que é a carência de plano de saúde?
Se você já contratou um plano de saúde, então sabe que alguns deles possuem um período de espera antes que seus serviços estejam realmente disponíveis, parcial ou totalmente. Esse tempo de espera é chamado de “período de carência”. Durante esse período, você deverá pagar a mensalidade normalmente, mas não terá todo o benefício completo do seu plano de saúde.
Por que ela existe a carência de plano de saúde?
Por que razão é necessário pagar ou esperar para ter acesso aos serviços que você busca? A resposta é simples: porque é necessário garantir a manutenção da empresa de seguro. Durante o período de carência, a companhia acumula um valor mínimo de capital, o qual garante que não haverá tanto risco no fornecimento do produto ao cliente. Mesmo aqueles que possuem altos riscos de saúde.
Quais são os tipos de carência?
A carência de plano de saúde é dividida em três tipos principais, os quais possuem suas próprias regras. Confira:
Carência comum
É o tempo de espera para a maioria dos serviços e procedimentos complexos, como cirurgias e exames mais elaborados. Nesse hiato, o tempo de espera é de 6 meses, em média, podendo ficar em 10 meses ou mesmo 2 anos, dependendo do nível de complexidade. É bom lembrar que, nestes casos, há uma carência parcial, ou seja, os procedimentos mais simples são acessíveis mais cedo.
Carência de urgência e emergencial
Este é o plano ideal para quem precisa de um atendimento mais rápido para resolver um problema repentino. Nesse caso, a carência do plano de saúde é de até 24 horas, assim possibilitando o acesso a procedimentos de urgência, podendo envolver um plano ambulatório ou hospitalar.
Carência de parto
Como o nome já diz, este é um plano com período de carência especificamente para atendimento de mulheres que vão dar a luz. Nesse caso, o período de carência pré-estabelecido é de 300 dias a partir do momento da contratação. Entretanto, é possível que o prazo seja diferenciado caso a mulher entre em trabalho de parto prematuro, sendo necessário realizar o atendimento imediatamente.
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