Ao contratar um seguro – de vida, da casa ou do carro -, um acordo é criado entre o indivíduo e a seguradora em troca de proteção. Para oficializar o serviço, é criado um contrato que chamamos de apólice.
Nesse documento constam todos os direitos e obrigações do segurado e da seguradora, ou seja, a apólice é uma “garantia” de que o seguro foi de fato realizado.
Em razão disso, é muito importante que você leia todas as informações que constam na apólice com atenção, afim de evitar possíveis dores de cabeça no futuro.
Para esclarecer todas as dúvidas sobre esse documento, confira as informações que selecionamos, a seguir:
O que é a apólice?
A apólice é o contrato entre o segurado e a seguradora, onde são estabelecidos os seguintes pontos:
O bem segurado (ex: seu carro ou sua casa);
As coberturas e garantias (ex: cobertura de incêndio, roubo, assistência 24h e etc);
Os direitos e deveres das partes contratantes.
Basicamente, esse documento esclarece tudo o que está ou não coberto no seguro, em que circunstâncias há ou não há cobertura e o que cabe à você e o que cabe à seguradora.
O que devo verificar na apólice?
A apólice é entregue ao interessado antes do serviço ser oficializado, justamente para que ele possa verificar todas as informações que constam no documento e, assim, evitar possíveis erros. Por isso, fique de olho nos seguintes itens:
O bem segurado está correto? Por exemplo, nos casos de seguro de automóvel, verifique se o modelo que consta no documento é exatamente o seu. Ou nos seguros residenciais, além do endereço, confira o tipo de residência (casa habitual, de veraneio, apartamento, etc). Caso o bem esteja incorreto, poderá acontecer a recusa da indenização em caso de sinistro.
A forma e dados de pagamento estão corretos? Certifique-se de que a forma de pagamento (débito em conta corrente, cartão de crédito, etc.) e o parcelamento estão de acordo com o havia sido acordado. Em seguida, cheque se os dados condizem como, por exemplo, a conta e agência ou o número do cartão. Se os dados do pagamento estiverem incorretos, o pagamento do seguro pode atrasar e ele poderá ser cancelado.
As coberturas conferem com as que você contratou? Por fim, confira se as coberturas do seguro na apólice correspondem com aquelas contratadas por você.
Quais são os tipos de apólice que existem?
Além de existirem diferentes tipos de seguros e coberturas, também existem diversos tipos de apólices. Abaixo, listamos quais são as mais comuns:
Apólice bilhete seguro
Esse modelo de apólice é utilizado como comprovante do pagamento do prêmio pelo segurado, indicando que o seguro já está validado. Ou seja, ao fechar o contrato com a seguradora, essa apólice equivale a proposta, os termos do contrato e a comprovação do pagamento.
Apólice individual ou coletiva
Esse modelo é utilizado principalmente nos casos de seguro de vida, pois, é usado para diferenciar o contrato feito com apenas um segurado (individual) daquele realizado por empresas, associações ou entidades compostas por diversas pessoas com objetivos em comum (coletiva).
Apólice de riscos nomeados
Ao escolher essa opção, as condições do contrato estão limitadas a situações específicas. O seguro vai cobrir apenas os riscos previstos no contrato, que serão individualizados em apenas uma categoria e natureza.
Apólice multirrisco
Na multirrisco, o contrato não precisa obrigatoriamente incluir situações de aspectos diferentes. O seguro assegura apenas a cobertura de diversos riscos — independentemente do seu segmento — sob um único contrato.
Agora que você já sabe o que é apólice, fica muito mais fácil de contratar um seguro, certo? Entre em contato com a Plannin e saiba mais sobre nossos produtos!