Com 2021 se aproximando, também vêm as despesas com as festas de natal, ano novo, carnaval e talvez aquelas férias em família. Dependendo do quanto você pretende aproveitar e do quanto quer aproveitar no ano que vem, pode ser necessário economizar um bocado em suas finanças pessoais. Algo bem mais difícil para algumas pessoas do que pare outras.
Na maior parte dos casos, é tudo uma questão de mudança de hábitos. Porém, algumas dessas mudanças podem exigir um pouco mais de esforço. Além disso, há muitas pessoas que não têm a mesma orientação com relação ao que deve ser feito.
Se você está em dúvida sobre como equilibrar suas finanças pessoais e conseguir economizar mais, não se preocupe. Trouxemos aqui algumas dicas práticas que vão te ajudar. Confira:
1. Encerre assinaturas de serviços que não usa
Boa parte das despesas recorrentes em uma casa são nada mais que as sobras de algum serviço que você não usa mais, como um telefone fixo, canais de TV a cabo, entre outras coisas. Você continua pagando, mas não extrai mais os benefícios.
Felizmente, a solução aqui é simples: apenas ligue e cancele os pacotes, ou troque-os por outros mais econômicos. É um pouco mais trabalhoso, mas ainda é melhor para suas finanças a longo prazo.
2. Menos idas a bares e restaurantes
Sair para beber ou comer fora é sempre divertido, mas também costumam ser programas bem mais caros, especialmente com a família toda. Se você começar a fazer muito isso sem pensar, logo isso vai se acumular rapidamente entre as despesas.
Infelizmente, você terá que procurar alternativas de entretenimento. Mas também pode ser muito divertido receber amigos em casa ou buscar eventos gratuitos. Basta pesquisar um pouco e abrir sua mente.
3. Use o carro com menos frequência
Gasolina, estacionamento, manutenção, risco de acidente, entre outras coisas, são principalmente, alguns dos motivos para os carros serem uma fonte tão grande de despesas em qualquer orçamento. Para alguém que não planeja bem suas finanças pessoais, é bem provável que acabe se transformando em uma dívida.
Em geral, você pode diminuir bastante seus gastos evitando usar o carro com muita frequência. Reserve-o para os momentos ideais ou quando ele for realmente necessário.
4. Evite pagar dívidas com juros
Juros acumulados fazem com que uma dívida aparentemente pequena saia de controle rapidamente. E quanto mais tempo ela fica em aberto, pior para suas finanças. Por isso que o mais importante em qualquer planejamento é eliminar estas dívidas o quanto antes. Mesmo que os juros sejam pequenos, eles ainda podem pesar bastante em seu orçamento ao longo do tempo.
5. Evite compras por impulso
Todos já passaram por um momento assim: estava olhando uma loja, viu algo que parecia muito bonito, comprou e, logo depois, não se importou mais ou se arrependeu. É um caso clássico de uma compra por impulso. Se você quiser equilibrar suas finanças e economizar, precisa aprender a conter esse impulso. Pense duas vezes antes de comprar e, se quiser mesmo algo, espere uma promoção ou até ter algumas economias.
Com essas dicas, você já pode começar a fazer suas finanças pessoais para o ano que vem. E se quiser orientação profissional sobre o assunto, entre em contato com a Plannin e veja como podemos te ajudar.