Profissionais autônomos precisam lidar com muito mais responsabilidades no dia a dia que a maioria. Além de serem responsáveis pela prestação do serviço em si, também são os encarregados de lidar com a gestão de recursos, atendimento ao cliente e, claro, o planejamento financeiro do seu empreendimento.
Este último ponto é um dos que mais geram dificuldades para os autônomos. Por mais que pareça algo simples, ainda há muitas pessoas que não têm a mesma capacidade de gerir corretamente o dinheiro do negócio, geralmente por falta de conhecimento. Felizmente, muitos desses erros podem ser corrigidos com um pouco de orientação adequada.
Pensando nisso, viemos aqui trazer algumas dicas simples e práticas de como você pode melhorar o planejamento financeiro como profissional autônomo. Confira:
1. Separe o dinheiro pessoal do dinheiro de negócios
Ao iniciar um novo negócio, você invariavelmente precisa tirar dinheiro do próprio bolso para comprar equipamentos, fazer divulgação, entre outras coisas. Tudo com a intenção de retornar este dinheiro para a sua conta depois de um tempo. Porém, isso deixa a entender que você pode usar o dinheiro do seu negócio ou da casa como se fossem um, o que é um erro.
O primeiro passo para não cair em nenhum erro grave ao fazer a gestão do seu negócio é definir claramente quais são seus recursos pessoais e quais são os da empresa. Dessa forma, você terá seu capital de giro garantido para manter sua empresa, além de um orçamento pessoal mais consistente.
2. Atenção ao usar linhas de crédito
Em alguns casos, você vai precisar de um empréstimo para investir melhor em seu negócio, seja para seu crescimento ou manutenção. Todavia, você deve buscar esse tipo de serviço com bastante cuidado. É fácil imaginar o que acontece com quem deixa o cartão de crédito ou cheque especial saírem de controle.
Dívidas acumulam juros. E, se não for tudo pago, ela cresce até se tornar insustentável. Se você fizer um empréstimo ou buscar outro tipo de linha de crédito, tenha sempre um plano para conseguir pagar tudo de volta em tempo.
3. Inclua férias e aposentadoria em seu planejamento financeiro
Ser um empreendedor dá trabalho, isso é fato. Porém, ainda é importante tirar o tempo necessário para descansar de vez em quando, especialmente nas férias e na aposentadoria. Infelizmente, se você quiser esses períodos, precisa incluí-los em seu planejamento financeiro.
Em outras palavras, além de pensar em suas despesas mensais e no crescimento do negócio, pense também no dinheiro que deve ser investido na previdência, ou o que será usado para tirar algumas semanas de folga por ano. Isso é indispensável para sua saúde mental a longo prazo.
4. Invista uma parte do que ganhar
Por fim, mas não menos importante, tenha certeza de reinvestir uma parte do seu dinheiro, tanto o pessoal quanto o do negócio. Dessa forma, você pode financiar a expansão do seu empreendimento, além de assegurar algumas economizas para poder lidar com emergências.
Quer continuar recebendo dicas para ter mais segurança financeira? Então assine nossa newsletter e nos acompanhe no Facebook e Instagram. Entre em contato com a Plannin Seguros e veja como podemos te ajudar.