Ao contrário do que muitos pensam, adquirir uma boa renda é apenas o primeiro passo para obter segurança financeira. Se você quer fazer seus recursos renderem, então o melhor caminho é acumular patrimônio em seu nome.
Por mais que pareça algo tão simples quanto fazer várias compras, não é bem assim que isso funciona. Se você está em dúvida sobre como começar a aumentar seu patrimônio, tente seguir estas estratégias que separamos para você:
1. Corte gastos desnecessários
Muitas despesas do dia a dia acabam não servindo propósito algum. Não se trata de eliminar entretenimento ou serviços que você considera úteis, mas sim eliminar aqueles gastos que não trazem valor, como assinatura de um telefone que você não usa ou algo do tipo. Isso te ajuda a economizar a longo prazo.
2. Evite dívidas de longo prazo
Um dos maiores inimigos de quem deseja acumular patrimônio é o acúmulo de dívidas. Especialmente aquelas com altos juros e que se estendem por mais de um ano. Compras parceladas no cartão e empréstimos são alguns dos exemplos mais comuns, contra os quais você deve sempre estar atento.
3. Inclua a família no processo
O acúmulo de patrimônio, independente de sua forma, é um esforço coletivo, o qual depende da participação de todos os membros da família. Portanto, para que todos fiquem satisfeitos no fim do caminho, você precisa conversar com o resto da sua família e garantir que eles também vão colaborar com você.
4. Invista em bens duráveis
A melhor forma de transformar uma alta renda em um alto patrimônio é buscar bens duráveis, aqueles que duram bastante tempo e podem preservar seu valor ao invés de serem consumidos. Os imóveis são um dos exemplos mais comuns, pois podem se tornar uma fonte de renda a médio e longo prazo.
5. Monitore suas finanças
Independente de quanto patrimônio você deseja acumular, é indispensável que você fique de olho em suas finanças. Isso inclui controlar gastos, saber de onde vêm para onde vão seus recursos, além de reconhecer quais das suas despesas devem receber prioridade em diferentes contextos. Isso não só te ajuda a regular melhor sua vida financeira como também minimiza os riscos enquanto você acumula mais patrimônio.
6. Monte um planejamento financeiro
Não há como acumular recursos, muito menos patrimônio, sem um bom planejamento. Adquirir imóveis e outros bens duráveis sem pensar a respeito primeiro pode te levar, inclusive, a grandes perdas de recursos devido à desvalorização. Se você quer consolidar seu patrimônio, estude suas possibilidades e veja quais delas apresentam o melhor cenário para você e sua família.
7. Fique atento aos juros finais dos financiamentos
Durante este processo, especialmente na aquisição de bens de alto valor, uma das principais opções disponíveis é buscar um financiamento bancário. Porém, se a intenção é acumular patrimônio, o consórcio tende a ser a melhor opção. Desde que você não se importe de esperar um pouco mais para adquirir o bem de fato, o valor total pago tende a ser bem mais em conta.
Quer mais dicas para ter uma vida financeira segura e acumular seu patrimônio tranquilamente? Então visite o site da Plannin Seguros e veja como podemos ajudar.