Você sabe quando pode solicitar o reembolso no plano de saúde? Não? Vamos tirar algumas dúvidas.
O acesso a serviços de saúde, desde clínicas gerais até tratamentos prolongados, como fisioterapia e medicação prescrita, é algo indispensável na vida de muitas pessoas, especialmente aquelas que possuem doenças crônicas. Sem falar na necessidade de um serviço de emergência. Porém, não é sempre que este serviço será facilmente acessível para você em todos os contextos.
Em alguns casos, o médico ou o hospital podem não processar o serviço através do plano de saúde. Em outros, pode ser que o atendimento de emergência não deixe tempo. Ou, em último caso, você pode não estar com seu cartão do plano a mão. Em qualquer caso, você acaba pagando de novo por algo que já pagou.
Felizmente, quando isso acontece, você pode solicitar um reembolso ao seu plano de saúde, evitando que você perca dinheiro. Basta que você conte com a seguradora certa.
Quer entender melhor o assunto? Então, acompanhe!
Como funciona o reembolso no plano de saúde?
De forma simples, o reembolso ocorre quando você paga por um serviço o qual deveria ter sido coberto pelo seu plano de saúde. É verdade que isso pode ser um pouco confuso com relação às variações das coberturas e com as políticas de cada empresa. Porém, você ainda pode contar com algumas diretrizes gerais garantidas por lei, as quais valem para todos os planos no mercado. E, claro, também é bom entender a fundo quais são as coberturas que você tem acesso.
Quando você pode solicitar o reembolso no plano de saúde?
Existem algumas situações onde é comum que o reembolso em planos de saúde seja solicitado. Alguns dos casos mais comuns:
Casos de emergência
Quando você está em risco de vida e precisa de tratamento médico imediato, seja após um acidente ou uma intoxicação, é dever de qualquer estabelecimento de saúde te atender. Da mesma forma, a empresa que oferece o seguro de saúde também é obrigada a cobrir as despesas relacionadas ao tratamento como parte da cobertura.
Cobertura regional ou nacional
Algumas vezes, você pode ter optado por um seguro que não possui um médico ou hospital filiado em determinada localidade. Isso faz com que você fique menos amparado em uma viagem, por exemplo. Nesses casos, você pode solicitar o reembolso ao seu plano de saúde, visto que eles têm de oferecer a você a cobertura pelo serviço. Após o reembolso, é possível encerrar o contrato.
Cobertura local
Esse é o caso em que o médico ou hospital credenciado se recusa a fazer o atendimento através do cartão do plano de saúde, exigindo o pagamento pelo tratamento ou exame. Dessa forma, depois que o serviço é prestado e pago, você pode entrar em contato com a seguradora e fazer a solicitação do reembolso.
Quando o reembolso no plano de saúde é garantido?
Se for comprovado que o serviço deveria ter sido coberto pela seguradora, mas não foi, então o reembolso é praticamente garantido. Para isso, é importante ter em mãos os documentos que comprovem que foi feito o pedido no local adequado, que o serviço em questão está incluído na cobertura ou que se encaixa nas diretrizes gerais asseguradas por lei.
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