Ter um filho é uma grande bênção, mas também traz uma série de dificuldades e responsabilidades. A partir do momento que uma mulher engravida, ela precisa receber atenção especial para que sua saúde e a do bebê sejam asseguradas. E uma forma de conseguir essa garantia é através de um plano de saúde na gravidez.
Com acesso a este serviço, é possível cumprir todos os procedimentos necessários durante a gravidez, desde o pré-natal até o pós-parto. Porém, há um ponto que precisa de bastante atenção antes de fazer a sua contratação: o tempo de carência do plano.
Como você já deve saber, o tempo de carência é um período pelo qual você deve contratar o plano antes de receber sua cobertura. Em geral, esse tempo varia de acordo com o plano e com a sua cobertura específica.
Para entender melhor como o período de carência se aplica para o plano de saúde na gravidez, vamos explicar um pouco mais o assunto e falar também sobre a importância desse serviço. Acompanhe.
Qual é a importância do plano de saúde na gravidez?
Primeiramente, como você já deve saber, há uma longa lista de tratamentos e exames que precisam ser feitos durante o período de gestação, durante e após o parto. Nesse ponto, o plano de saúde é a melhor forma de conseguir acesso fácil a tudo. Algumas das garantias que ele oferece são:
Tratamentos e exames pré-natal
Todos os exames e tratamentos que preparam a mulher e o bebê para o momento do parto. Também é fundamental para garantir que tanto a mãe quanto a criança tenham boa saúde, evitando complicações durante a gravidez. Em alguns casos, é possível prevenir doenças graves através de procedimentos cirúrgicos antes mesmo do parto.
Internação para o parto
Antes que a mulher entre em trabalho de parto, o ideal é que ela seja internada por um tempo para se preparar. Isso é mais comum quando o parto é induzido, pois permite um planejamento mais adequado. Em todo caso, o período de internação também deve ser incluído no plano de saúde para gravidez.
Ingresso do bebê no plano de saúde
Outro benefício que o plano de saúde na gravidez pode oferecer, é a possibilidade de incluir o bebê nele assim que ele nasce. Dessa forma, logo que chegar ao mundo, a criança terá cobertura para todos os seus tratamentos e vacinas, incluindo o que é feito meses depois do parto.
Qual é o tempo de carência do plano de saúde na gravidez?
Como já mencionamos, cada plano possui um tempo de carência de acordo com sua cobertura. Porém, quando falamos de planos para gravidez, existem dois tipos. O primeiro é o plano para parto a termo, ou seja, aquele que ocorre em tempo normal, com carência de 10 meses. O outro é o parto prematuro, que possui carência de 6 meses.
Em ambos os casos, alguns serviços são disponibilizados mesmo durante o período de carência. Consultas emergenciais são liberadas 24 horas após a contratação, enquanto exames e internação são liberados a partir de 180 dias após sua contratação. Mesmo para mulheres que já estão grávidas, o plano ainda é um bom investimento, caso esteja nas primeiras semanas.
Não esqueça que após a chegada do bebê, sua família finalmente estará reunida, completa. E também é preciso pensar em como mantê-la estável, tanto financeira mente quanto na parte da saúde e bem estar, para isso é necessário também pensar em um seguro que atenda as necessidades da família.
Agora que você entende melhor o período de carência do plano de saúde na gravidez, pode fazer sua escolha com mais segurança. E se quiser encontrar um para você, visite nossa página e conheça o seu seguro ideal.