Em qualquer casa, todas as pessoas são responsáveis pelas finanças familiares, tanto aqueles que trabalham para compor a renda quanto aqueles que se responsabilizam pela economia doméstica ou estão estudando. Portanto, se você quiser que todos alcancem seus respectivos objetivos, precisam pensar sempre no planejamento financeiro familiar.
Ele pode ter vários propósitos, desde garantir que todos terão férias confortáveis anualmente até prepará-los para tempos de crise e aproveitar oportunidades de crescimento. E o processo pode ser mais fácil do que você imagina.
Por isso, para te ajudar a começar, juntamos aqui uma lista com os principais passos para ter sucesso no planejamento financeiro familiar. Confira:
1. Anotar todas as despesas
Primeiramente, antes de pensar em qualquer mudança nas suas finanças familiares, é necessário saber qual é o seu custo de vida no momento. Isso inclui o valor médio de contas, alimentação, entretenimento, transporte, entre outras despesas com as quais sua família precisa arcar. Essa será a base para avaliar se você precisa promover alguma mudança ou se ainda há espaço para relaxar um pouco.
2. Definir objetivos
Com todas as informações de finanças na ponta do lápis, o próximo passo é estabelecer quais são os objetivos financeiros da sua família. Coisas como “viajar nas férias uma vez por ano”, “economizar para a faculdade dos filhos”, “comprar uma casa própria” ou “quitar todas as dívidas” são bons exemplos. Desse modo, você pode estabelecer quais objetivos serão prioridade e o que precisa fazer para alcançá-los em tempo hábil.
3. Reserva de emergência
Nunca se sabe quando ocorrerá uma crise. Alguém pode se acidentar, ficar doente, o carro pode quebrar ou pode ser que a renda da sua família caia por um tempo. Nesse caso, o ideal é ter algum dinheiro guardado para lidar com esse período e evitar que as coisas saiam do controle. Logo, o mais recomendado é que ao menos 10% do orçamento familiar seja colocado em um fundo de reserva para estes momentos.
4. Aumentar os ganhos
Com uma reserva já estabelecida, o próximo passo é ampliar o seu orçamento para que seja mais fácil alcançar os objetivos estabelecidos. Isso pode ser feito de várias formas, seja cortando despesas ou obtendo novas fontes de renda. É importante envolver toda a família nesse processo, para que todos possam se ajudar e dar suporte caso seja necessário.
5. Plano de contenção familiar
Digamos que você passe por uma crise, como perda do seu emprego, e isso prejudique seu planejamento financeiro familiar. Seu fundo de reserva pode cobrir suas despesas, mas não para sempre. Caso isso aconteça, é melhor ter um plano de contenção familiar, ou seja, uma série de ações que te permitam sobreviver com um orçamento menor, prolongando o tempo de vida da sua reserva até que tudo se normalize.
6. Investimentos
Se, por outro lado, suas finanças estiverem bem estáveis e você já tiver um fundo de reserva, então o ideal é começar a investir. Especialmente se você possui objetivos de longo prazo, como adquirir uma casa ou guardar dinheiro para a chegada de um novo filho.
Acha que vai precisar de ajuda para fazer o melhor planejamento financeiro familiar? Então entre em contato com a Plannin Seguros e veja como podemos te auxiliar.